Viatel Tecnologias confirma excelente desempenho no primeiro semestre de 2021

Viatel Tecnologias confirma excelente desempenho no primeiro semestre de 2021

A Viatel Tecnologias tem mantido o foco na crescente relação com os fabricantes nas áreas de tecnologia de informação e comunicação para fornecer soluções e serviços profissionais para clientes finais em Portugal, de que são exemplo a Altice, Nos, Vodafone, Cellnex e APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões.

Com a Huawei, a Viatel está nos projetos de transmissão utilizando a tecnologia DWDM na rede de transporte dos clientes Vodafone e Altice. Esta tecnologia permite a utilização de um único par de fibra ótica para a transmissão de múltiplas frequências (múltiplos Terabit/s).

Foi igualmente atribuído à Viatel o projeto para instalação deste sistema de transmissão na Ilha da Madeira/Porto Santo composto por 8 novos sites. 

Também para o cliente Huawei, a Viatel mantém o contrato na área de Tecnologias de Informação, IT e IP, para integração de servidores e soluções de armazenamento de dados (Storage), entre outros equipamentos do portefólio da Huawei cujos serviços associados incluem instalação destes equipamentos e ainda contrato de manutenção de primeira linha 24 horas, 7 dias por semana. 

Na atividade dos primeiros seis meses do ano, a Viatel concluiu para a Huawei a segunda e terceira fases de instalação no projeto Universidade de Aveiro 5G, dinamizado pelo Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro. Com esta universidade e com a Bosch, Porto de Aveiro e Altice, foi estabelecida uma parceria com vista à criação de um laboratório dedicado ao 5G e à Inteligência Artificial.

Ainda no que toca à prestação de serviços para a Huawei, o primeiro semestre de 2021 regista a instalação de um segundo nó da rede Core da Bosch, para além da cobertura em algumas zonas da fábrica, bem como a construção de novo site para cobertura 5G no Porto de Aveiro.

Com a Ericsson, no 1.º trimestre do ano, a Viatel realizou serviços na rede MBH (Mobile Backhaul - rede que permite interligação das estações de comunicação do serviço móvel com as redes fixas) da Vodafone no processo de expansão na zona Norte da rede 5G.

Com outros clientes, é de salientar, ainda, a continuidade dos serviços de manutenção geral dos diversos sistemas existentes nas infraestruturas de comunicação da via navegável do Douro, para a APDL e a operação e manutenção da rede Sigfox, em Portugal, para a Cellnex.

A equipa da Viatel tecnologias continua com boas expectativas de crescimento desta unidade de negócio, naturalmente motivado e impulsionado pela vaga tecnológica vivida em diferentes domínios e a excelente relação que tem conseguido criar com os diferentes fornecedores de tecnologia para o mercado português.

 


Viatel (Sede)

Rua do Palácio do Gelo, nº1
Palácio do Gelo Shopping, piso 3

3500-606 Viseu - Portugal

T. +351 232 483 000 (chamada para rede fixa nacional)