Viatel Rede Móvel pioneira do 5G em Portugal

Viatel Rede Móvel pioneira do 5G em Portugal

A Viatel, através do seu departamento de Redes Móveis e Soluções Wireless realizou, no âmbito da "Web Summit 2018", em colaboração com a Huawei Portugal e o Grupo Altice, a instalação de toda a infraestrutura e equipamento da primeira demonstração 5G em tempo real no nosso país.

No stand da Altice, a PT tinha dois cenários assentes no 5G: o quase real, com a velocidade máxima até 400 megas e um outro com maior velocidade que atingiu os 1,7 gigas.

"Estamos num momento único, quase histórico", afirmou Alexandre Fonseca, CEO da Altice durante a apresentação na Web Summit, enquanto demonstrava a velocidade de 375 megas por segundo, na rede móvel da Portugal Telecom recorrendo a um telefone comercial topo de gama. 

Esta demonstração, a primeira a nível mundial de um equipamento 5G, em ambiente público e com equipamento móvel acessível a qualquer consumidor, resultou da parceria da Huawei com a Viatel, sendo percursora da tecnologia que se prevê disponível para o mercado já em 2020.

Relativamente ao momento atual em que a rede assenta na tecnologia 3G e 4G, com a introdução da tecnologia 5G a velocidade de navegação, os downloads e uploads serão quadruplicados.

Significa isso que, no âmbito da Rede Móvel, serão atingidas velocidades até agora exclusivas da rede de fibra ótica. Por exemplo, para aceder a um filme em qualidade HD nos telemóveis serão necessários apenas alguns segundos.

 


Viatel (Sede)

Rua do Palácio do Gelo, nº1
Palácio do Gelo Shopping, piso 3

3500-606 Viseu - Portugal

T. +351 232 483 000 (chamada para rede fixa nacional)