Viatel moderniza a rede NOS através do fornecedor Huawei

Viatel moderniza a rede NOS através do fornecedor Huawei

A Viatel foi convidada pela Huawei a integrar o ambicioso projeto SRAN (Single Radio Access Network) de modernização da rede 3G da NOS. Este projeto tem como âmbito uniformizar a rede do operador NOS, com a substituição de equipamentos antigos por equipamentos mais modernos em todas as tecnologias 2G, 3G e 4G.

Está igualmente previsto instalar equipamentos centrais da rede NOS, RNC (Radio Network Controller), BSC (Base Station Controller), U2000 (Unified Network Management System), realizar expansão da rede LTE (4G), modernizar equipamentos 2G e efetuar a troca do sistema radiante usando o método MIMO (Multiple-input and multiple-output), novas tecnologia de conetividade múltipla com as antenas.

A área geográfica de implementação deste projeto a cargo da Viatel incide no Centro e Norte do continente e na ilha da Madeira, com intervenção prevista em cerca de 1500 estações base da NOS.

Os trabalhos tiveram início no “cluster” de Torres Vedras, seguindo-se a Madeira, a zona Centro, finalizando no próximo mês de setembro na zona Norte. 

Esta grande intervenção envolve, em simultâneo, várias equipas operacionais, mais uma rigorosa equipa de gestão de projeto e logística de uma elevada competência técnica, e demonstra, uma vez mais, por parte do parceiro Huawei e do cliente NOS a satisfação de qualidade e confiança depositados nos serviços prestados por parte da Viatel.

Este projeto continua alinhado com a estratégia que a empresa do Grupo Visabeira tem vindo a traçar no caminho das Telecomunicações Móveis.


Viatel (Sede)

Rua do Palácio do Gelo, nº1
Palácio do Gelo Shopping, piso 3

3500-606 Viseu - Portugal

T. +351 232 483 000 (chamada para rede fixa nacional)