Viatel instalou sistema inovador em torre de telecomunicações na zona histórica de Lisboa

Viatel instalou sistema inovador em torre de telecomunicações na zona histórica de Lisboa

A Viatel procedeu, recentemente, à construção de um “site” (emissor e transmissor) de telecomunicações do operador MEO na zona histórica de Lisboa, designado por “Alfama-Parque Graça”.

Este equipamento substituiu um outro do género localizado a escassos metros, num espaço em que a EMEL pretende construir um parque de estacionamento de dois pisos, terreno que é circundado pela designada “cerca Fernandina”.

Por se tratar de uma área sensível a nível patrimonial e ambiental, a construção do novo “site” implicou a intervenção de diversas entidades, desde a Direção Geral do Património e Cultura, à Polícia Municipal, passando pela Arqueologia e Património, a EMEL e o departamento de urbanismo da autarquia da capital.

Foi necessário proceder a sondagens e análise de amostras de solo com vestígios arqueológicos anteriores aos trabalhos de escavação da fundação do novo site. A estrutura foi construída sempre no período noturno, entre a meia-noite e as seis da madrugada, uma vez que o terreno era acedido por uma rua de sentido único, minimizando, dessa forma, os impactos na vida diária dos residentes no local.

A natureza dos trabalhos e a estrutura de telecomunicações obrigou, ainda, à alteração do Plano Municipal de Pormenor da área.

Dada toda a contingência, a Viatel construiu um site com características singulares. O mastro “telnet” corresponde a uma solução camuflada integrada, significando que, ao contrário das camuflagens comuns em que um ou vários painéis de fibra de vidro se limitam a encobrir as antenas do sistema radiante, neste caso foi utilizada uma única antena, cilíndrica, com cobertura de 360 graus, colocada diretamente no topo do mastro. Esta solução inovadora é das primeiras a ser instalada no nosso país.

A torre tem uma altura de 18 metros, encontrando-se já ao serviço com um quadro completo de frequências. 

De sublinhar, ainda, que também por questões de enquadramento paisagístico, a Viatel construiu um sistema de camuflagem para todo o equipamento de rádio localizado ao nível da base em diversos armários metálicos.

 

 


Viatel (Sede)

Rua do Palácio do Gelo, nº1
Palácio do Gelo Shopping, piso 3

3500-606 Viseu - Portugal

T. +351 232 483 000

F. +351 232 483 000


Made by Bang Bang