Viatel efetuou derrube controlado de torre de telecomunicações nos Açores

Viatel efetuou derrube controlado de torre de telecomunicações nos Açores

A Viatel realizou o derrube controlado de uma antiga torre de telecomunicações com 80 metros de altura, no Morro Alto, ilha das Flores, nos Açores, a 914 metros de altitude, trabalhos considerados delicados e que obedeceram a um rigoroso plano de ação.

Os técnicos da Viatel procederam a uma planificação estratégica para que tudo decorresse sem qualquer incidente, tendo passado por duas fases. 

Tudo começou com uma vistoria e análise ao local, com a recolha de todos os dados, nomeadamente as dimensões necessárias do espaço em terra para a queda da torre treliçada, bem como a localização para a construção de um maciço em betão de apoio ao derrube.

No levantamento também esteve em análise o comportamento das temperaturas e velocidade do vento, dados gerais que permitiram estabelecer e executar o plano de derrube da estrutura com 120 toneladas de peso.

Na fase seguinte, a Viatel construiu o maciço em betão, aplicou os ganchos e os cabos de aço, para o derrube controlado da velha torre. Posto isso, os técnicos procederam à remoção dos destroços/resíduos em ferro, e efetuaram a replantação de algumas árvores de espécies locais, reposicionando as condições encontradas anteriormente. 

A torre do Morro Alto pertencente à Altice Portugal serviu durante anos para a difusão de sinal de televisão, recebendo um feixe dirigido da ilha do Faial, considerado como um dos mais compridos do mundo.

O lugar do Morro Alto, dada a sua altitude, é considerado como o local ideal para a instalação de antenas de rádio frequência, destinadas aos mais variados fins, sendo de vital importância para a Marinha, Proteção Civil e navegação aéreas, entre outros.

Veja os momentos em que a torre foi derrubada, aqui.


Viatel (Sede)

Rua do Palácio do Gelo, nº1
Palácio do Gelo Shopping, piso 3

3500-606 Viseu - Portugal

T. +351 232 483 000

F. +351 232 483 000