Viatel constrói rede de fibra ótica da Altice no Maciço Central da Serra da Estrela

Viatel constrói rede de fibra ótica da Altice no Maciço Central da Serra da Estrela

A Viatel é a empresa responsável pela construção da rede de fibra ótica  (FTTH) da Altice Portugal no Maciço Central da Serra da Estrela, o que equivale a dizer que os concelhos de Seia, Gouveia, Oliveira do Hospital, Manteigas, Covilhã e Fundão, vão passar a estar ligados através daquela tecnologia.

No total, serão beneficiadas 150 mil pessoas de mais de meia centena de freguesias, numa cobertura superior a 75% do território daqueles seis municípios serranos, cabendo à Viatel todo o projeto de “A a Z”, ou seja,  “survey”, desenho e planeamento de rede e ainda construção.

A cerimónia de lançamento do projeto que está a ser construído pela Viatel decorreu no passado dia 11 de março, em Oliveira do Hospital, tendo contado com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa. Para além do Presidente da República, o momento foi testemunhado por autarcas daqueles concelhos, um representante da Associação Nacional de Freguesias, pela presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, o presidente da Altice, Alexandre Fonseca, entre muitos outros.

Para o gestor da Altice, “este é um projeto muito importante para a região”, começou por referir, acrescentando que se trata de “um marco histórico, um projeto com sentido de Estado, com sentido de responsabilidade social, um projeto inédito de investimento significativo, mas que fazemos de forma consciente”.

Este é um projeto avaliado em vários milhões de euros e terá infraestruturas que vão ligar as populações daquele território do interior do país “ao mundo” das novas tecnologias, algo que não existe atualmente.

Para se ter uma ideia do alcance desta rede de fibra ótica do Maciço Central da Serra da Estrela, basta referir que vão ser diretamente beneficiadas escolas, hospitais, hotéis, empresas, estabelecimentos comerciais e residências particulares.

Ainda segundo palavras de Alexandre Fonseca “este é, provavelmente, o maior investimento da década nesta região. Um investimento que tem também como objetivo mudar o paradigma da sociedade em relação ao interior do país, alterar o contexto socioeconómico que se vive nestas regiões, capaz de criar sinergias, criar valor e criar emprego”.

A Viatel afeta a mais este enorme desafio uma equipa de 200 profissionais, entre engenheiros, técnicos especializados e gestores de projeto, entre outros, que deverão concluir a construção da rede FTTH até agosto do corrente ano.

Para António José Borges, administrador da Visabeira Global, “o facto de a Altice nos entregar este grande projeto é um claro sinal da confiança que aquela empresa de telecomunicações deposita na Viatel,numa ligação entre ambas já com vários anos. Existe uma relação profissional antiga suportada numa resposta competente dos nossos recursos humanos e materiais, daí a adjudicação desta rede de fibra ótica estruturante para uma vasta região. Estamos gratos, pois, à Altice por apostar na resposta operacional da Viatel”.

 


Viatel (Sede)

Rua do Palácio do Gelo, nº1
Palácio do Gelo Shopping, piso 3

3500-606 Viseu - Portugal

T. +351 232 483 000 (chamada para rede fixa nacional)