Goldman Sachs Asset Management investe 200 milhões de euros na Constructel Visabeira

Goldman Sachs Asset Management investe 200 milhões de euros na Constructel Visabeira

A Constructel Visabeira S.A. (“Constructel Visabeira”), subsidiária da multinacional portuguesa e holding multissectorial Grupo Visabeira, SA (“Grupo Visabeira”), assinou um contrato de investimento de 200 milhões de euros da Goldman Sachs Asset Management, em troca de uma participação minoritária. Os recursos provenientes do investimento serão utilizados predominantemente para acelerar o crescimento orgânico e inorgânico, através de aquisições, apoiando a estratégia de expansão da empresa.

A Constructel Visabeira é líder no fornecimento de serviços nos sectores das telecomunicações e energia, com uma vasta experiência de mais de 40 anos. A empresa possui um know-how diferenciado na conceção, engenharia, construção, manutenção e operação de infraestruturas de rede. As competências integradas da Constructel Visabeira e a ampla gama de soluções "chave na mão" posicionam-na como líder de mercado e parceiro ideal para operadores; a empresa está presente em Portugal, França, Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Itália, Espanha e Estados Unidos da América.

A contínua migração para a tecnologia de fibra ótica, o foco acrescido das operadoras na implementação de redes 5G, soluções de IoT (internet of things), datacenters e a evolução das infraestruturas de rede de eletricidade e gás, impulsionarão a procura adicional dos serviços da Constructel Visabeira nos principais mercados-alvo. Para o apoiar nesta próxima fase de crescimento, o Grupo Visabeira optou pela parceria de um investidor internacional de renome, mantendo a sua independência.

Nuno Terras Marques, CEO da Constructel Visabeira e do Grupo Visabeira, afirmou: "A Goldman Sachs tornou-se, rapidamente, no parceiro ideal para nós: o alinhamento com os nossos objetivos estratégicos, a amplitude da sua plataforma internacional e a sua experiência no sector irá permitir-nos concretizar todo o nosso potencial." 

A equipa da Goldman Sachs Asset Management, liderada por Michele Titi-Cappelli, José Barreto, e Mihir Lal, comentou: "A Constructel Visabeira está na vanguarda das macrotendências da transição digital, bem como da atual modernização da infraestrutura energética e da aposta nas energias renováveis. Ficámos impressionados com a visão, capacidade de execução e inovação da equipa de gestão da Constructel e estamos muito entusiasmados por apoiar um líder do sector, sob a liderança de Nuno Terras Marques, nesta fase crítica de aceleração da sua trajetória de crescimento."

A Alvarium e a Nau Securities atuaram como consultoras financeiras, a Ernst & Young prestou assessoria financeira e fiscal e a Vieira de Almeida & Associados prestou aconselhamento jurídico à Constructel Visabeira. Oliver Wyman, Linklaters e Deloitte LLP apoiaram a Goldman Sachs na transação.

Sobre a Goldman Sachs Asset Management Private Equity:

Abrangendo investimentos tradicionais e alternativos, a Goldman Sachs Asset Management oferece aos seus clientes em todo o mundo uma parceria dedicada e focada no desempenho de longo prazo. Como principal área de investimento dentro da Goldman Sachs (NYSE: GS), fornece serviços de investimento e consultoria para instituições mundiais de referência, consultores financeiros e investidores em nome individual, a partir de uma rede global profundamente ligada e contando com especialistas com um vasto leque de conhecimentos, em todas as regiões e mercados — tendo mais de 2 triliões de dólares americanos em ativos sob gestão em todo o mundo, a 30 de setembro de 2021. Impulsionados pela paixão pelo desempenho dos nossos clientes, procuramos construir relacionamentos de longo prazo baseados na convicção, resultados sustentáveis e sucesso partilhado ao longo do tempo. A Goldman Sachs Asset Management investe em todo o espectro de produtos de investimento alternativos, incluindo private equity, growth capital, concessão de crédito, imobiliário e infraestrutura. Fundado em 1986, o braço de Private Equity da Goldman Sachs Asset Management investiu mais de 75 mil milhões de dólares americanos desde a sua fundação. Combinamos a nossa rede global de contactos, uma visão única dos mercados, indústrias e regiões, e os recursos mundiais da Goldman Sachs para desenvolver negócios e acelerar a criação de valor nos nossos portfólios.

 


Viatel (Sede)

Rua do Palácio do Gelo, nº1
Palácio do Gelo Shopping, piso 3

3500-606 Viseu - Portugal

T. +351 232 483 000

F. +351 232 483 000