Grupo Visabeira cria a Soluções Elétricas Globais, uma nova empresa em Moçambique de serviços de engenharia na área das energias

O Grupo Visabeira, a Eletricidade de Moçambique (EDM) e a Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB) assinaram no dia 9 de dezembro um Acordo Parassocial com vista à criação da “Soluções Elétricas Globais” (SEG), uma nova empresa de capitais público-privados que vai operar na prestação de serviços de engenharia na área das energias hídrica, térmica e renováveis, no território moçambicano.

O acordo de parceria foi assinado por Fernando Daniel Nunes, vice-presidente do Grupo Visabeira, Tomás Matola, presidente da HCB e Joaquim Ou-chim, presidente da EDM e decorreu à margem do Fórum Empresarial Portugal-Moçambique, organizado pela AICEP. 

Na empresa “Soluções Elétricas Globais”, o Grupo Visabeira, através da Visabeira Global terá uma participação de 40%, cabendo à EDM e à HCB, 25% cada, com os restantes 10% a pertenceram a capitais próprios. 

No momento em que o Grupo Visabeira continua a crescer em Moçambique, país onde está desde 1990, Fernando Daniel Nunes sublinhou a importância desta nova parceria empresarial que tem como objetivo “ser um instrumento para colocarmos a bandeira de Moçambique noutros países”. 

A SEG vai atuar na construção de linhas e subestações para transporte de energia e outras infraestruturas energéticas. “A ideia é prestar serviços em Moçambique, bem como em outros países da África austral, mas também eventualmente na Europa. Face aos grandes investimentos que existem nos países europeus a nível da transição energética e do reforço da infraestrutura elétrica, há uma lacuna de empresas para fazer face à oferta do mercado”, frisou o gestor.

A nova empresa, com sede em Maputo, deverá arrancar operacionalmente em 2026 mal estejam garantidos os recursos humanos com formação especializada.

De sublinhar, ainda, que Fernando Daniel Nunes, na qualidade de vice-presidente do Grupo Visabeira foi um dos convidados do painel “Infraestruturas e Economia Digital”, onde dividiu palco com Aníbal Leite, CEO da Mota-Engil e José Luís Gregório Santos, administrador da Teixeira Duarte, numa conversa moderada por Rafael Alves Rocha, diretor-geral da CIP-Confederação Empresarial de Portugal.

O Fórum Económico realizou-se na cidade do Porto no âmbito da VI Cimeira Portugal-Moçambique tendo contado com a presença do Primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro e do Presidente da República moçambicana, Daniel Chapo, além de vários governantes dos dois países, empresários e outras personalidades da vida económica, social e cultural.

 

Grupo Visabeira cria a Soluções Elétricas Globais, uma nova empresa em Moçambique de serviços de engenharia na área das energias

Viatel (Sede)

Rua do Palácio do Gelo, nº1
Palácio do Gelo Shopping, piso 3

3500-606 Viseu - Portugal

T. +351 232 483 000 (chamada para rede fixa nacional)