Grupo Visabeira atinge resultados históricos em 2022 com um volume de negócios de 1.452 milhões de euros

O ano de 2022 vai ficar marcado na vida do Grupo Visabeira, que em maio assinalou 43 anos de existência, uma vez que o volume de negócios atingiu os 1.452 milhões de euros, mais 281 milhões de euros face a 2021, aquele que era, até agora o melhor ano de sempre.

Este momento histórico na vida do Grupo Visabeira foi pretexto para uma longa entrevista concedida por Nuno Terras Marques, presidente do conselho de administração executivo, ao Jornal Observador, na qual são abordados inúmeros temas sobre o momento atual e as perspetivas futuras da empresa. Leia, aqui

Este novo recorde de faturação permitiu em 2022 um resultado líquido de 46,3 milhões de euros, com o EBITDA a representar 210 milhões de euros.

O mercado externo com 79% foi mais uma vez um importante contributo para alcançar estes resultados, 62% dos quais obtidos na Europa (fora de Portugal), 11% proveniente dos negócios em África e 6% na América, Ásia e Oceânia. O mercado português teve, no global, um peso de 21% do volume de negócios.

Para além destes números, o Grupo Visabeira tem garantidos em carteira 4,4 mil milhões de euros de volume de negócios, o que indicia a continuação do crescimento dos resultados globais.

A dívida líquida consolidada reduziu mais de 100 milhões de euros face a 2021, o que representa uma redução do rácio dívida liquida sobre o EBITDA para 2,8 vezes.

A obtenção dos resultados agora divulgados, fica a dever-se a uma gestão rigorosa e a um controlo diário, tudo isto conseguido num ano que ficou marcado por vários fatores com impacto direto nos negócios.

Entre os vários fatores que impactaram negativamente no desempenho do exercício refira-se o aumento com os custos de energia, combustíveis e matérias-primas, uma consequência inevitável face ao recrudescimento da inflação, provocada pela guerra na Ucrânia, os graves problemas de logística associados, o recrudescimento do surto inflacionista e ainda as incertezas da passagem da crise sanitária de fase pandémica a endémica.

Análise por mercado geográfico

Nos mercados externos, o Grupo Visabeira mantém como principal estratégia, o crescimento das suas atividades core – prestação de serviços de engenharia de redes de telecomunicações e energia – para os principais operadores europeus e o reforço da sua posição nestes mercados. Em 2022, os mercados externos representam 79% do volume de negócios do Grupo.

Importa realçar, que o crescimento por via orgânica foi o pilar principal do notável desempenho da atividade do grupo, nomeadamente na área de negócio de engenharia de redes de telecomunicações e energia.

O mercado Europeu, excluindo Portugal, representa uma dimensão cada vez mais relevante para o Grupo. No final de 2022, o seu volume de negócio alcançou os 903 milhões de euros, representando um crescimento de 31 % face a 2021, sendo os principais mercados França, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Itália, Espanha e Suécia. África teve um desempenho relevante ao contribuir com cerca de 155 milhões de euros para o volume de negócios, um crescimento de 52% face a 2021. Os Estados Unidos da América, Ásia e Oceânia registaram um valor de 85 milhões de euros.

Atividade por área de negócio

A Visabeira Global, holding que integra os negócios na área das telecomunicações, energia, tecnologia e construção, registou um volume de negócios em 2022 de 1.210 milhões de euros, mantendo-se assim como a área de negócios com maior peso no Grupo Visabeira, 83% do volume de negócios, representando um crescimento de 23% face ao ano anterior.

Estes resultados evidenciam uma excelente performance operacional nas atividades de serviços de engenharia de redes de telecomunicações e energia tanto a nível nacional e internacional, assim como nas operações próprias de televisão por cabo, em Angola, Moçambique, e nas operações em Marrocos e em São Tomé e Príncipe, através da Companhia Santomense de Telecomunicações.

A Visabeira Indústria atingiu 189 milhões de euros, representando um aumento de 23% face ao mesmo período de 2021, contribuindo com 13% para o volume de negócios consolidado do Grupo Visabeira.

Nesta área, relevamos os excelentes resultados alcançados pela Vista Alegre, que em 2022, a despeito do forte aumento dos custos de energia, combustíveis e matérias-primas, demonstrou resiliência e adaptabilidade atenuando algum deste impacto negativo. Tal foi conseguido graças ao desenvolvimento ao longo dos últimos anos de um conjunto de investimentos tendentes a melhorar a eficiência dos seus processos, bem como através de uma gestão mais eficiente dos consumos e dos meios de produção. A Vista Alegre atingiu um máximo histórico de vendas com um volume de negócios de 143 milhões de euros e um EBITDA de 27,5 milhões de euros.

A Visabeira Turismo, Imobiliária e Serviços, ainda em processo de recuperação pós-pandemia registou um volume de negócios de 53 milhões de euros, o que representa cerca de 4% do volume total de atividade do Grupo.

É de destacar, igualmente, que o Grupo encerrou o ano 2022 com mais de 4.400 mil milhões de euros de volume de negócios em carteira já garantidos, com uma proporção relevante na Europa, nomeadamente na área core business do Grupo Visabeira, as telecomunicações e energia.

 

Grupo Visabeira atinge resultados históricos em 2022 com um volume de negócios de 1.452 milhões de euros

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