A Constructel, subsidiária do Grupo Visabeira com participação minoritária da Goldman Sachs Alternatives, atingiu em 2024 um volume de negócios consolidado de 1,9 mil milhões de euros, o que representa um crescimento total de 50% face ao ano anterior e um crescimento orgânico a dois dígitos, considerando a integração das empresas adquiridas no perímetro de consolidação da Constructel com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2024.
Mantendo-se como um dos principais líderes mundiais na prestação de serviços de engenharia para redes de energia e telecomunicações, Constructel Visabeira está presente em 11 países e conta com mais de 8500 colaboradores, destacando-se pela sua capacidade integrada de oferecer soluções chave-na-mão em ambientes complexos e exigentes.
O desempenho financeiro da Constructel Visabeira foi impulsionado pela forte performance orgânica em todas as geografias onde opera, bem como pela concretização de aquisições estratégicas, nomeadamente da Verità Telecommunications Corporation (junho de 2024) e da Sargent Electric Company (setembro de 2024). Estas operações reforçaram de forma significativa a presença internacional da Constructel Visabeira, em especial nos Estados Unidos da América, que passaram a ser o maior mercado do Grupo, representando cerca de 35% do volume de negócios, equivalente a aproximadamente 650 milhões de euros.
O restante volume de negócios teve origem na Europa, com França e Bélgica, sul da Europa (Portugal, Itália e Espanha), Reino Unido e Irlanda a representarem cerca de 20% cada, e Alemanha, Dinamarca e Suécia a contribuir com cerca de 10%.
O setor da energia destacou-se com um crescimento notável superior a 100% face ao ano anterior, contribuindo com cerca de 850 milhões de euros (45% do volume de negócios). Já o setor das telecomunicações excedeu os 1.000 milhões de euros, refletindo um crescimento de 15%. Em termos de rentabilidade, o EBITDA recorrente ultrapassou 180 milhões de euros, estabelecendo um crescimento de cerca de 30% face a 2023.
À data de 31 de dezembro de 2024, a Constructel dispunha de uma sólida carteira de contratos avaliada em mais de 5 mil milhões de euros, conferindo uma elevada previsibilidade e sustentabilidade ao crescimento futuro do Grupo.