Viatel instalou serviço móvel de comunicações no rio Douro da nascente até à foz

Viatel instalou serviço móvel de comunicações no rio Douro da nascente até à foz

A Viatel forneceu e instalou um novo sistema de comunicações VHF Fluvial Digital para o Cliente APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.

Este sistema encontra-se inserido no programa “Douro Digital”, parte do programa ”CEF-Transport” financiado pela União Europeia sob a designação “Douro Inland Waterway 2020 – River Information Services”.

Nesse âmbito, foi realizada uma campanha de medidas rádio ao novo sistema VHF implementado pela Viatel, cujo objetivo principal foi o de verificar a cobertura rádio do serviço móvel marítimo no Douro.

A campanha de medidas foi realizada entre 16 e 19 de abril de 2018, tendo sido abrangida a totalidade da extensão da via navegável do rio num total de 208 km, desde a Foz do Porto até Barca D’Alva, na fronteira com Espanha.

O sistema VHF implementado encontra-se integrado no Serviço Móvel Marítimo (SMM) da APDL, que consiste num serviço de comunicações móveis rádio entre os operadores da via fluvial do Douro e as embarcações que nele navegam. A rede de SMM transporta as comunicações de tráfego público fluvial, assim como suporta os serviços de comunicações de emergência e de fiscalização da via fluvial do Douro.


Viatel (Sede)

Rua do Palácio do Gelo, nº1
Palácio do Gelo Shopping, piso 3

3500-606 Viseu - Portugal

T. +351 232 483 000 (chamada para rede fixa nacional)