VIATEL é pioneira em Portugal na construção de Redes IoT - Internet of Things

VIATEL é pioneira em Portugal na construção de Redes IoT - Internet of Things

A Viatel foi o parceiro selecionado pela NarrowNet (SIGFOX NATIONAL OPERATOR) para a construção da sua rede em Portugal, constituindo-se como a primeira rede IoT (Internet of Things) no território nacional.

A “Internet of Things” é um ecossistema onde objetos, animais ou pessoas, providos de sensores, terão a possibilidade de transmitir dados entre si através destas redes, sem necessidade de intervenção humana. Esta possibilidade poderá marcar a próxima grande revolução humana, que encontra paralelismo com a revolução industrial do Século XIX.

A IoT é algo que se funde também com o conceito das Smart Cities, que prevê a criação de novas soluções inteligentes nas cidades para gerir de modo mais eficiente, por exemplo, a iluminação pública, o parqueamento dos automóveis e a recolha do lixo, entre outros.

O “rollout” de construção da rede SIGFOX em Portugal arrancou no início do quarto trimestre de 2015 e, atualmente, já uma elevada percentagem do território nacional está coberto por esta tecnologia, que permite uma nova oferta de conetividade.

Um aspeto relevante é o facto dessa cobertura ter sido atingida em tempo recorde, devido à contribuição de compromisso e competência da Viatel, demonstrando, mais uma vez, a sua elevada capacidade na implementação de redes móveis terrestres. O objetivo da NarrowNet é alargar a rede IoT a praticamente todo o país até final de janeiro de 2016, estando em curso a sua concretização.
Este projeto envolve cerca de 30 profissionais da Viatel, distribuídos por Engenharia Especializada, Gestão de Projeto, Operações e Logística.

A construção da rede SIGFOX em Portugal, é sem dúvida, um dos marcos de 2015 para a área de negócio da Rede Móvel, sobretudo por corresponder a um projeto pioneiro de inovação tecnológica na área das redes de telecomunicações, estimulando desde já a Visabeira Global a perseguir outras oportunidades de desenvolvimento de negócios no ambiente da IoT.


Viatel (Sede)

Rua do Palácio do Gelo, nº1
Palácio do Gelo Shopping, piso 3

3500-606 Viseu - Portugal

T. +351 232 483 000 (chamada para rede fixa nacional)