Viatel e PDT concluíram importantes infraestruturas de comunicações na linha do Algarve

Viatel e PDT concluíram importantes infraestruturas de comunicações na linha do Algarve

O consórcio Viatel/PDT concluiu a construção de oito torres de telecomunicações e trabalhos associados numa extensão de 56 quilómetros do subtroço Faro - Vila Real de Santo António, na linha ferroviária do Algarve.

As infraestruturas agora concluídas permitirão ao cliente (IP – Infraestruturas de Portugal) a instalação de um sistema de comunicações Rádio GSM-R.

Este novo sistema, à semelhança do que já se verifica na linha de Cascais, torna possível o aumento da qualidade das comunicações de voz e dados entre os comboios e os Centros de Operação e Controlo, permitindo, ainda, o desenvolvimento de novos serviços, com o intuito de otimizar o tráfego de composições, aumentando, ao mesmo tempo, a segurança em ambiente ferroviário.

Esta rede tem a característica de ser privada e não acessível aos utilizadores comuns do transporte ferroviário, trabalhando com frequências próprias e apenas acessível com recurso a terminais especialmente desenvolvidos para o efeito.

As equipas da Viatel e da PDT (ambas empresas da Visabeira Global) dividiram-se em várias componentes: civil, elétrica, AVAC e comunicações (fibra ótica). Estiveram envolvidas cerca de quinze pessoas, desde” field teams”, pessoal técnico e de “backoffice”, auxiliando a direção técnica.

De realçar que todos os trabalhos foram fiscalizados pela IP, com profundo reconhecimento da capacidade interventiva da Viatel/PDT e com o escrupuloso respeito pelas apertadas medidas de segurança, obrigatórias em trabalhos junto à linha férrea.


Viatel (Sede)

Rua do Palácio do Gelo, nº1
Palácio do Gelo Shopping, piso 3

3500-606 Viseu - Portugal

T. +351 232 483 000 (chamada para rede fixa nacional)